terça-feira, 29 de julho de 2008

RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO: CONDIÇÃO PARA A AUTO_ESTIMA E A APRENDIZAGEM

Carmen- Noeli – Rosimeri

No relacionamento professor e aluno, está a raiz do envolvimento no processo do ensinar e do aprender. O aspecto afetivo tem uma profunda influência sobre o desenvolvimento intelectual. Ele poderá acelerar ou diminuir o ritmo do desenvolvimento. O afeto é o princípio norteador da auto-estima.
A educação não é algo estanque é um processo contínuo que sofre influências internas e externas que devem ser sempre revistas e repensadas, para que, a cada dia, a busca do saber possa tornar-se significativa na relação com o outro.
A aprendizagem não se dá somente pelo desenvolvimento do raciocínio, mas pelo vínculo, pela afetividade, pela cumplicidade entre professor-aluno. De acordo com Freire (1999, p.25), “quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina a aprender”. Cabe a nós professores e alunos, juntos transformar nossas salas de aula num laboratório de aprendizagem, num ambiente prazeroso e significativo onde haja troca de saberes possibilitando, assim, transpor o espaço da mesma.
Nas escolas, o professor é aquela pessoa que necessita com urgência romper os “vícios” e hábitos adquiridos, como acomodação, queixas, insatisfação e tantos outros, buscando o encontrar-se e reencontrar-se nos seus valores, seus paradigmas de vida, de desejo e de prazer.
Nosso grande desafio enquanto professor é o de aceitar e viver as mudanças. Precisamos nos desprender do tradicional, ressignificar a nossa relação como ensinantes e aprendentes, para oportunizar aos educandos a construção do conhecimento e a formação de auto-estima elevada.
O professor como o aluno, ao se encontrarem em situação de aprendizagem, deve relacionar-se com sua afetividade, desejos e necessidades inconscientes, fraternas e frustrações, estabelecendo vínculos positivos, despertando no professor o desejo de ensinar.
É preciso o professor conhecer-se melhor, gostar-se de si, decidir ser ou não um professor com visão global, de profissional humano e não só de conhecimentos e então, ver no seu aluno, alguém dotado de capacidades e possibilidades de aprender, com suas emoções, sentimentos, frustrações e então o vínculo professor-aluno será criado pela convivência e pelo respeito mútuo.
Segundo Covey (1989.p.204), “não se pode conseguir o sucesso com outras pessoas sem pagar o preço do sucesso pessoal. O auto controle e a disciplina pessoal são à base de um relacionamento com os outros”.
O grande desafio do professor está em saber acolher e respeitar o aluno, na sua forma de ser e de se expressar, sendo capaz de estabelecer vínculos, de interagir de maneira a ajudá-lo a crescer como ser humano.

Um comentário:

Linux-Grupo 01 disse...

Colegas!
Acredito que este é o ponto crucial, pois a valorização do ser humano, a afetividade motivam para aprender.
Como estimular se muitas vezes vimos a falta de estímulo do próprio colega, auto-estima baixa? A fala de vocês reflete aquilo que precisamos ver dentro da escola:"O grande desafio do professor está em saber acolher e respeitar o aluno, na sua forma de ser e de se expressar, sendo capaz de estabelecer vínculos, de interagir de maneira a ajudá-lo a crescer como ser humano."
Acredito que o professor precisa de espaços de reflexão, de estudos, vocês podem dizer: mas falta tempo.... Sou da teoria que temos que saber administrar nosso tempo. Os mais ocupados são os que mais produzem. Se eu estiver errada me contestem...
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul