quinta-feira, 17 de julho de 2008

NOVAS TECNOLOGIAS

Vivemos na era da informação e trabalhar com tecnologias de comunicação e informação na educação, desafia-nos, provoca-nos a andar por caminhos nunca trilhados, gerando em nós encantamento , incertezas e inseguranças, pois para quem trabalha com as tecnologias na educação, não há “receita pronta”. O caminho se faz ao caminhar. As tecnologias não podem ser reduzidas a uma dimensão instrumental. É preciso considerá-las como ferramentas que ganham sentido em uma lógica global da educação, fundamentada no reconhecimento da potencialidade da pessoa humana e sua abertura para o mundo.
É preciso refletir sobre como as diversas tecnologias vêm sendo incorporadas à escola. Quantos de nós, professores, ao prepararmos nossas aulas pensamos em nos valer de recursos como fotos, jornais, filmes, retroprojetores, se para tal não tivermos sido profundamente sensibilizados e convencidos?
Na difícil tarefa de educar, é importante destacar que o professor precisa desenvolver sua capacidade de despertar a vontade de aprender àqueles que ensina e isto, só será possível se houver motivação. É essencial refletir sobre o papel da escola, fundamental no sentido de viabilizar ou impedir que a inovação, se expresse por uma forma de ensinar, facilitada com o uso das TICs e incorporando-se à cultura escolar. Por isso, é importante combater a tendência ao isolamento e fragmentação dos mais diversos segmentos da escola. É preciso criar espaço dentro e fora da sala de aula para que a aprendizagem aconteça. Tecnologias e conhecimentos integram-se para produzir novos conhecimentos que permitem compreender as problemáticas atuais e desenvolver projetos, em busca de alternativas para a transformação do cotidiano e a construção da cidadania. Ao desenvolver projetos temáticos em estudo partem do conhecimento que ele traz de seu contexto e buscam desenvolver investigações para construir um conhecimento científico que ajude este aluno a compreender o mundo e a conviver criticamente na sociedade.
Devemos dar condições para que todos os docentes da escola participem de alguma forma em cursos de formação, principalmente na utilização e incorporação de mídias pouco utilizadas, como é o caso da informatização de conhecimentos prévios. O espaço da formação continuada deve ser criado dentro da escola pois, quando esse espaço é conquista do grupo, o resultado é positivo, e sua atitude transforma-se em auto confiança para uma docência mais tranqüila, buscando criar situações de aprendizagem mais atraentes e inovadoras do que o convencional que é o quadro e o giz.
Um abraço! Noeli_Magale

4 comentários:

Linux-Grupo 01 disse...

Noeli e Magale!
Concordo com vocês é desafiador trabalharmos com as tecnologias em nossas escolas, pois como se referiram " não há receitas prontas" , precisamos repensar nosso trabalho, está faltando motivação? Sim está. É triste reconhecermos isto mas, não podemos deixar que se percam espaços de estudo e socialização de conhecimentos, precisamos pensar e pensar muito para que em determinado espaço de tempo dentro da turbulência de afazeres possamos ainda exercitarmos o que sabemos fazer muito bem " estudarmos" pensando no próximo que está "muito próximo de nós", NOSSO ALUNO.Somos e seremos sempre os protagonistas na história da educação.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul

PEDRO LOVATO SONIA disse...

com certeza, colegas entramos na éra da informática,não há mais espaço para o passado. Temos que acompanhar a evolução do tempo e para isso, devemos nos arriscar e nos permitir errar e aprender,pois só assim, faremos parte realmente desse novo processo de passar e receber conhecimento.

Rosimeri disse...

Concordo plenamente que o uso da TICs cria situações de aprendizagens mais atraentes e inovadoras.Mas respondendo a pergunta relativa aos professores que incluem estas tecnologias em seus planos de aula, deixo outras perguntas: Para que possamos usar estas tecnologias, como diz em seu artigo, devemos possuir conhecimento destas tecnologias. Em que momento o professor já experiente em sala de aula, com quarenta horas semanais e mais a rotina doméstica buscará estas informações? Com que recursos financeiros?
Gosto das novas tecnologias, gostaria muito de incluí-las na minha rotina em sala de aula, mas para isto, meu horário de aula deveria ser adaptado para tanto,meus períodos de planejamento deveriam ser sagrados e para que tudo fosse realmente viável deveria ter uma sala ambiente com estes recursos disponíveis para evitar perda de tempo na organização das mídias.Não estou falando de um laboratório de informática só para mim, estou falando de TV, DVd, retroprojetor, cartazes e fotos sempre disponíveis, mesmo para um filme ou mídia de apenas cinco minutos.
Utópico? Mas sonhar é possível.
Rosimeri Martins

Nossa Senhora Conceiçâo Vera disse...

Concordo com a opinião de vocês e acrescento que junto ao desafio de usar deforma produtiva, consciente e educativa, as ferramentas da tecnologia há o grave problema de crianças e jovens perdidos, abandonados, usados além dos traficantes por lideranças educacionas preocupadas com interesses pessoais políticos, e outras mesquinharias.