segunda-feira, 21 de julho de 2008

Atividade 1

Tecnologias na Educação
Não há como negar a utilização das tecnologias de informação e comunicação na educação, elas são de suma importância porque caracterizam o século em que estamos vivendo, na era da democratização da informação e as tecnologias são grandes responsáveis por isso. Ignorar seria colocar a educação numa redoma e descaracterizá-la de seu principal papel, preparar o cidadão para o mundo em que vive. O que precisamos é ter consciência que elas são ferramentas, instrumentos para chegar onde se quer e não um fim em si mesmo. Assim a escola deve transformar as informações em conhecimentos. Não esquecendo de propiciar aos alunos outros tipos de desenvolvimento de habilidades, através de outras atividades que favoreçam a interação, imaginação e a criatividade, instrumentos que desenvolvam outras aprendizagens.
É importante lembrar que, a vida é um eterno alfabetizar-se, portanto não existe uma idade cronológica adequada para podermos receber determinada informação, nossos conceitos são formados pelas experiências que vivenciamos. Sendo assim, o bom senso do facilitador da aprendizagem, na escolha das informações e tecnologias a serem usadas na escola é o melhor caminho . A mídia não tem obrigação de educar, e que sua eficácia está na utilização das suas várias linguagens.
Precisamos nos dar conta que não existe aprendizagem somente na escola e que não precisamos estar no mesmo físico para aprendermos.
Escola Liberato

Um comentário:

Linux-Grupo 01 disse...

Colegas!
Quando referenciam que as tecnologias fazem parte do hoje e que as mesmas estão aí para informar, preparar o cidadão para o mundo em que vive, enfatizam o quanto às mesmas são importantes dentro do contexto da escola. Nós vimos e sentimos o quanto o professor precisa se preparar para trabalhar com as mesmas, mostrar as opções de trabalho com cada mídia enfocando que as informações devem concretizar-se em conhecimentos e serem compartilhados, em sala de aula, em bate-papos e em ambientes virtuais de aprendizagem.
Margarete Curto Schütz
Nte-Cachoeira do Sul