Multimídia é uma combinação de textos, gráficos, sons, animações e vídeos através do computador ou outro meio eletrônico. No contexto atual, encontramos situações de multimídia em muitos ambientes o qual o aluno está inserido como por exemplo em casa ao assistir TV, no cinema, ao jogar no computador. Essas combinações de sons, imagens em movimento, possibilidades de interação com o eletrônico desperta a atenção dos indivíduos de forma que eles consigam permanecer neste meio por muitas horas. Numa época em que a informação chega até nós com tanta rapidez, “Ser Professor”, passou a “Ser Professor na Era Digital”. Desta forma, o processo educativo e todas as partes envolvidas têm que apresentar mudanças, romper com os paradigmas e interagir neste novo ambiente. O professor deve estar atualizado, para que introduza suas novas práticas de forma crítica, para que não seja apenas um processo realizado de forma alienada e sem objetivos de melhorias na educação.
A televisão, o cinema e o vídeo, CD ou DVD como meios de comunicação audiovisuais desempenham indiretamente um papel muito importante no meio educacional porque passam-nos continuamente informações, mostram-nos modelos de comportamento e ensinam-nos várias outras linguagens, o que precisamos cuidar é o nível do que é veiculado, e sempre fazer uso do olhar crítico sobre cada programa trabalhado e para qual público é direcionado. Já trabalhamos com vídeos educativos , como por exemplo: doenças sexualmente transmissíveis, drogas e também alguns filmes. O importante é que o educador precisa ver com antecedência o que deseja trabalhar, ter objetivos claros e fazer a interseção necessária durante o vídeo e na hora certa. Só assim, conseguirão apropriar-se de novos conhecimentos. Cabe a nós, enquanto mediadores da aprendizagem, propor situações que levem os alunos a interagirem entre si e com o meio, utilizando as diferentes mídias e linguagens na produção do conhecimento. Inclusive o rádio pode ser um meio eficaz no desenvolvimento de atividades culturais e artísticas, e ambas ajudam a desenvolvem a expressão e superar o medo de falar em público, além de exercitar também o raciocínio lógico e elevar a auto-estima.
De nada adianta a escola estar tecnologicamente equipada se nós , profissionais da educação, usarmos as ferramentas apenas para a informação. Que o aluno passe de mero receptor de informações para investigador, construtor de seus conhecimentos, proporcionando o desenvolvimento cognitivo, pessoal e social.
2 comentários:
Colegas!
Hoje não mais podemos ver a escola, sendo utilizada de forma tradicional, onde as ferramentas de trabalho do educador ainda são o quadro e o giz, pois o avanço das tecnologias nos proporcionam abrir horizontes na aprendizagem dos nossos alunos.Traçar objetivos claros, fazem parte deste processo também, jamais poderemos levar nossos alunos para uma SALA DE AULA DIGITAL sem planejamento, sem objetivos claros onde vamos cobrar trabalhos que evidenciem sua aprendizagem.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
Colegas do Grupo 01,
Estava lendo as publicações e preciso colocar que acredito nas mudanças possíveis na Educação, na Escola, nas salas de aula, se o Professor quiser que isso aconteça. O planejamento, o conhecimento já transformado em sabedoria nos dão tais possibilidades. Continuemos acreditando! Vera
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