terça-feira, 5 de agosto de 2008

Televisão, vídeo, rádio e informática

Cleonice Zavareze Anillo

Televisão, vídeo, rádio e informática na sala de aula

A televisão e o vídeo

Inicialmente podemos dizer que são tecnologias levadas para dentro da sala de aula com o intuito de ensinar o aluno a compreender e entender bem o que apresentamos. Mas, nem sempre somos assim interpretados. Quero com isto dizer que tentamos levar novidades aos nossos alunos, mas nem sempre eles absorvem cinqüenta por cento do que ouvem, então, vendo, talvez o aprendizado seja maior. O que se pode dizer que o aluno quando tem aula com vídeo, parece diversão, brincadeira, mais aula folgada etc. E muitas vezes nós, professores, trabalhamos muito mais ao ter que apresentar uma aula com vídeo. Perdemos mais tempo aprendendo sobre esta nova tecnologia, e nem sempre a compreendemos muito bem. Somos uma geração mais conservadora e para isto fomos formados. Para eles a tecnologia chega junto com eles, já nasce com eles. Então os professores têm mais dificuldade em lidar com o novo e nem mesmo assim deixam o desafio passar. Temos à nossa frente todo o dia um desafio novo, um leão para enfrentar e isto nos faz sermos mais fortes e aceitar outro e outro desafio que aparecer.
“Finalmente o vídeo está chegando à sala de aula. E dele se esperam, como em tecnologias anteriores, soluções imediatas para os problemas crônicos do ensino-aprendizagem. O vídeo ajuda a um bom professor, atrai os alunos, mas não modifica substancialmente a relação pedagógica. Aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, mas também introduz novas questões no processo educacional.”
O vídeo está umbilicalmente ligado à televisão e a um contexto de lazer, e entretenimento, que passa imperceptivelmente para a sala de aula. Vídeo, na cabeça dos alunos, significa descanso e não "aula", o que modifica a postura, as expectativas em relação ao seu uso. Precisamos aproveitar essa expectativa positiva para atrair o aluno para os assuntos do nosso planejamento pedagógico. Mas ao mesmo tempo, saber que necessitamos prestar atenção para estabelecer novas pontes entre o vídeo e as outras dinâmicas da aula.
Rádio (comunicação)
O rádio é um meio mais antigo um pouco de uso geral da população, já se usavam programas de rádio há tempos para ensin aos nossos alunos do interior e também da cidade. Este já não é tão novidade para nossa população alvo que é o aluno. Então fica mais fácil, tem menos botões para enterdermos e podermos ligar, desligar....
“A radiocomunicação é um meio de comunicação por transcepção de informação, podendo ser realizada por Radiação eletromagnética que se propaga através do espaço.
Uma estação de radiocomunicação é o sistema utilizado para executar contatos à distância entre duas estações, ela é composta basicamente de um transceptor (transmissor-receptor) de radiocomunicação, de uma linha de transmissão e da antena propriamente dita. A este sistema se dá o nome de sistema irradiante.
A radiodifusão é uma emissão comercial, que ocorre apenas por trasmissão de sinais, sem transcepção dos mesmos.
História
Segundo alguns autores, a tecnologia de transmissão de som por ondas de rádio foi desenvolvida pelo italiano Guglielmo Marconi, no fim do século XIX. Outros advogam que foi desenvolvida pelo sérvio Nikola Tesla. Na mesma época em 1893, no Brasil, um padre chamado Roberto Landell de Moura também buscava resultados semelhantes, em experiências feitas em São Paulo.
As primeiras radioemissões
O início da história do rádio foi marcado pelas transmissões radiofônicas , sendo a transcepção utilizada quase na mesma época. Consideram alguns que a primeira transmissão radiofónica do mundo foi realizada em 1906, nos EUA por Lee de Forest experimentalmente para testar a válvula tríodo.
No Brasil a primeira transmissão foi realizada no centenário da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1922, em que o presidente Epitácio Pessoa, acompanhado pelos reis da Bélgica, Alberto I e Isabel, abriu a Exposição do Centenário no Rio de Janeiro. O discurso de abertura de Epitácio Pessoa foi transmitido para receptores instalados em Niterói, Petrópolis e São Paulo, através de uma antena instalada no Corcovado. No mesmo dia, à noite, a ópera O Guarani de Carlos Gomes foi transmitida do Teatro Municipal para alto-falantes instalados na exposição, assombrando a população ali presente. Era o começo da primeira estação de rádio do Brasil: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Fundada por Roquette Pinto a emissora foi doada ao governo em 1936 e existe até hoje, mas com o nome de Rádio MEC.”
Informática
Vamos falar um pouco de informática, que é a ciência que nos agrada, nos alegra, nos faz pensar, pesquisar, nos desafia a desvendar os mistérios nela inclusos. Eu posso dizer que o que me realiza profissionalmente é a informática, porque sempre temos novidades, a todo momento. Sou apaixonada por esta atividade.Quando desafiada a trabalhar com esta tecnologia fui com coragem e ousadia para abraçar mesmo. Sabendo que eu nada sabia sobre informática, pois tinha feito apenas um curso hà muitos anos atrás, mesmo assim fui e enfrentei o desafio.
Informática
“Chama-se genericamente informática ao conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas.
O termo informática, sendo dicionarizado com o mesmo significado amplo nos dois lados do Atlântico [1], assume em Portugal o sentido sinónimo de ciência da computação enquanto que no Brasil é habitualmente usado para referir especificamente o processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicas definidas como computadores.
O estudo da informação começou na matemática quando nomes como Alan Turing, Kurt Gödel e Alonzo Church, começaram a estudar que tipos de problemas poderiam ser resolvidos, ou computados, por elementos humanos que seguissem uma série de instruções simples de forma , independente do tempo requerido para isso. A motivação por trás destas pesquisas era o avanço durante a revolução industrial e da promessa que máquinas poderiam futuramente conseguir resolver os mesmos problemas de forma mais rápida e mais eficaz. Do mesmo jeito que as indústrias manuseiam matéria-prima para transformá-la em um produto final, os algoritmos foram desenhados para que um dia uma máquina pudesse tratar informações. Assim nasceu a informática.
Origem da palavra informática
Em 1957, o cientista da computação alemão Karl Steinbuch publicou um jornal chamado Informatica: Informationsverarbeitung ("Informática: processamento de informação").
A palavra portuguesa é derivada do francês informatique, vocábulo criado por Philippe Dreyfus, em 1962, a partir do radical do verbo francês informer, por analogia com mathématique, électronique, etc.
Em português, há profissionais da área que também consideram que a palavra informática seja formada pela junção das palavras informação + automática. Pode dizer-se que informática é a ciência que estuda o processamento automático da informação por meio do Computador.
Educação de informática
No Brasil os cursos de informática das universidades têm as seguintes designações:
Bacharelado em Informática
Licenciatura em computação
Tecnologia em informática
Tecnologia em Bancos de Dados
Ciência da Computação
Ciência da Informação
Engenharia de Computação
Engenharia de software
Engenharia em Sistemas Digitais
Tecnologia em Processamento de Dados
Sistemas de Informação
Matemática computacional
Biologia Computacional
Física computacional
Análise de sistemas
Engenharia de sistemas
Tecnologia em Desenvolvimento de Software
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas para Internet
Tecnologia em Gestão de Sistemas de Informação
Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação
Tecnologia em Redes de Computadores
Tecnologia em Telemática
Tecnologia em Segurança da Informação
Informática - Para Gestão de Negócios

Um comentário:

Linux-Grupo 01 disse...

Colega!

Sabemos que as tecnologias estão aí para nos dar um suporte a mais, mas que não vão solucionar todos os problemas em relação à aprendizagem e que as mesmas devem ser encaradas como uma ferramenta, onde deva haver planejamento para sua utilização como: (TV e vídeo) , se não deixarmos bem claro quais são os objetivos que queremos atingir, incentivarmos para o trabalho sério, não tem razão de realizá-lo.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul