BORGES DE MEDEIROS, UMA ESCOLA MULTIMÍDIA. Carmen, Noeli e Rosimeri Já há algum tempo a mídia é usada na Escola Borges de Medeiros, lembramos das aulas de geografia onde invariavelmente o professor usava seus mapas para melhor nos situarmos em suas aulas.Em biologia a professora fazia desenhos magníficos no quadro e nas de artes a professora com seu radinho fazia-nos flutuar e criar expressões e movimentos. Deste tempo, das nossas lembranças estudantis, já se vão uns 25 anos. Hoje como funcionários da Escola, assistimos a reuniões pedagógicas e com pais onde são usados os recursos atuais de mídia como o data show, tv e dvd e outros. Assistimos a seminários onde os alunos expõem seus trabalhos usando cartazes, tv, dvd, data show e alguns outros recursos. Não vemos a mídia como algo novo, mas como algo a ser modernizado e utilizado, tanto por diretores, supervisores, professores e alunos. Um simples cartaz, demonstra que houve um empenho em realizar melhor aquela atividade, uma música dá novo ritmo a aula. Devemos ensinar os nossos alunos as maravilhas proporcionadas por um bom livro e por um jornal, os prazeres da internet e do computador. Devemos mostrar-lhes que mídia é somente o nome chic dos antigos meios de comunicação.
Colegas! Concordo com vocês, hoje mudamos a nomenclatura para as coisas que já utilizávamos no nosso dia-a-dia pedagógico. Creio que a preocupação com a inserção das mídias na escola estão tomando um novo rumo, onde novas tecnologia como: computadores, projetor de multimídia,DVDs estão aí como uma ferramenta a mais que poderão dinamizar nossas aulas, tornando-as mais atrativas e agradáveis. Temos que aprender com prazer, com entusiasmo e alegria, o trabalho on-line e off-line nos proporcionam este outro lado do aprender. Repensemos na escola a mudança de comportamento dos professores, para que eu possa utilizar qualquer uma das mídias que a escola possui, preciso me pré- dispor a conhecê-la, isto depende de cada um de nós. Costumo dizer em todas as formações, não nascemos sabendo a vida é uma escola onde estamos constantemente aprendendo, basta querermos, não concordam? Muitas vezes ouço meus colegas se queixarem dos alunos... Mas as aulas tradicionais, com quadro, giz, livro e nada mais, afugentam os alunos, começam a existir problemas de disciplina, discórdias entre alunos e professores. Quando os professores dirigem-se para a SALA DE AULA DIGITAL ( antigo LABIN), desenvolvendo seu planejamento observo que existe interesse, participação, envolvimento, cooperação, não existe problemas de disciplina. O novo atraí, motiva... Se nós que somos de outra geração após conhecermos começamos a gostar do trabalho com a Informática Educativa, imaginem nossos alunos que são desta geração. Margarete Curto Schütz NTE-Cachoeira do Sul
2 comentários:
BORGES DE MEDEIROS, UMA ESCOLA MULTIMÍDIA.
Carmen, Noeli e Rosimeri
Já há algum tempo a mídia é usada na Escola Borges de Medeiros, lembramos das aulas de geografia onde invariavelmente o professor usava seus mapas para melhor nos situarmos em suas aulas.Em biologia a professora fazia desenhos magníficos no quadro e nas de artes a professora com seu radinho fazia-nos flutuar e criar expressões e movimentos. Deste tempo, das nossas lembranças estudantis, já se vão uns 25 anos.
Hoje como funcionários da Escola, assistimos a reuniões pedagógicas e com pais onde são usados os recursos atuais de mídia como o data show, tv e dvd e outros. Assistimos a seminários onde os alunos expõem seus trabalhos usando cartazes, tv, dvd, data show e alguns outros recursos.
Não vemos a mídia como algo novo, mas como algo a ser modernizado e utilizado, tanto por diretores, supervisores, professores e alunos. Um simples cartaz, demonstra que houve um empenho em realizar melhor aquela atividade, uma música dá novo ritmo a aula.
Devemos ensinar os nossos alunos as maravilhas proporcionadas por um bom livro e por um jornal, os prazeres da internet e do computador. Devemos mostrar-lhes que mídia é somente o nome chic dos antigos meios de comunicação.
Colegas!
Concordo com vocês, hoje mudamos a nomenclatura para as coisas que já utilizávamos no nosso dia-a-dia pedagógico.
Creio que a preocupação com a inserção das mídias na escola estão tomando um novo rumo, onde novas tecnologia como: computadores, projetor de multimídia,DVDs estão aí como uma ferramenta a mais que poderão dinamizar nossas aulas, tornando-as mais atrativas e agradáveis. Temos que aprender com prazer, com entusiasmo e alegria, o trabalho on-line e off-line nos proporcionam este outro lado do aprender.
Repensemos na escola a mudança de comportamento dos professores, para que eu possa utilizar qualquer uma das mídias que a escola possui, preciso me pré- dispor a conhecê-la, isto depende de cada um de nós.
Costumo dizer em todas as formações, não nascemos sabendo a vida é uma escola onde estamos constantemente aprendendo, basta querermos, não concordam? Muitas vezes ouço meus colegas se queixarem dos alunos... Mas as aulas tradicionais, com quadro, giz, livro e nada mais, afugentam os alunos, começam a existir problemas de disciplina, discórdias entre alunos e professores.
Quando os professores dirigem-se para a SALA DE AULA DIGITAL ( antigo LABIN), desenvolvendo seu planejamento observo que existe interesse, participação, envolvimento, cooperação, não existe problemas de disciplina. O novo atraí, motiva... Se nós que somos de outra geração após conhecermos começamos a gostar do trabalho com a Informática Educativa, imaginem nossos alunos que são desta geração.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
Postar um comentário