COMENTÁRIO:
Todos os professores utilizam a mídia na educação. De uma maneira ou de outra, qualquer tipo de mídia está incluída automaticamente em nossas aulas: utilizamos o livro didático, revistas, jornais, TV, CD, tudo isso é mídia, e sem esses instrumentos, que muito nos auxiliam, as aulas não teriam muita graça. Eu utilizo em minhas aulas, todo o tipo de mídia que tiver ao meu alcance. Procuro assim tornar as aulas mais atrativas.
ATIVIDADE 2 - DISTÂNCIA - MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
IMPRESSA- Os veículos da mídia impressa são os jornais, revistas, folhetos, mala direta, etc.
A história da escrita é muito antiga, iniciou-se com papiro, pergaminhos, tudo mudou com a invenção da impressa, por Johanes Gutemberg, supostamente seu inventor. Em 1º de julho de 1846 são lançados dois jornais em Paris. Daí para frente à imprensa são evolui e mesmo com o lançamento de outras mídias nunca perdeu seu espaço privilegiado de difusora de idéias.Como meio fácil e barato de aquisição o jornal é muito importante, pois atinge um grande número da população, trazendo cultura, lazer e informação.
Em sala de aula pode ser utilizado como parte do ensino-aprendizagem, oferecendo uma dinâmica de leitura, tornando o aluno consciente e crítico dos assuntos do país e da comunidade onde vive.
PROJETO IMPRENSA-COLÉGIO SÃO LUÍS: Semanalmente um grupo de vinte alunos da sétima série à terceira série do ensino médio se encontram no laboratório de informática para entender o processo jornalístico, desde a produção até a redação de matérias.E o projeto CETAE, que oferece aos alunos a oportunidade de experimentarem o trabalho jornalístico, dando cobertura eventos do colégio, produzindo programas de rádio e textos para mídia impressa.
IMPORTÂNCIA SOCIAL-Comunicar, divulgar informações, informar as diferentes classes sociais, atualidades e conhecimentos do passado.
RÁDIODIFUSÃO – Iniciou com o telégrafo sem fio. Por volta de 1912, iniciaram-se as primeiras experiências de radiodifusão. No Brasil, em 1893, o padre gaúcho Roberto Landell de Moura realizou a primeira experiência de telefonia. No final da Primeira Guerra Mundial, a radiofonia já estava em pleno funcionamento. Em 1922, por ocasião do centenário da independência do Brasil, foi inaugurada a radiodifusão brasileira. A partir de então, o rádio passou a substituir os jornais, principalmente em países de grande território e população dispersa. *
*IMPORTÂNCIA SOCIAL
PROJETO-PROTAGONISMO JUVENIL-Rádio Escola e Vídeo Escola, que tem como objetivo fazer do rádio um instrumento para consolidação de escolas realmente cidadãs, investir na formação de jovens repórteres para uma linguagem acessível a assuntos ligados a cultura, lazer, política, saúde, destacando a interdisciplinaridade.
TV-VÍDEO- No Brasil, a tv teve início com Assis Chateaubriand, que no começo da década de 50, comprou os equipamentos nos EUA, criando a extinta tv tupidifusora. A inauguração oficial foi em 18 de setembro de 1950. A televisão e o vídeo têm grande importância social, pois possibilita à população, além das informações, imagens reais e instantâneas de lugares e acontecimentos importantes no mundo todo.
*IMPORTÂNCIA SOCIAL
PROJETO-Como possibilidades pedagógicas destaquei o Curso TV-escola-ultilização de tv/vídeo nos parâmetros curriculares. Curso de extensão à distância que se propõe a trabalhar a perspectiva atual da educação com tecnologias, enfatizando o audiovisual.
SÔNIA BEATRIZ SOMAVILLA – ESCOLA PEDRO LOVATO
domingo, 17 de agosto de 2008
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Um comentário:
Sonia!
Concordo contigo quando te referes a utilização das mídias na escola. Utilizamos muitas mídias, mas temos que salientar que os recursos computacionais devem estar presentes na realização das tarefas do aluno, do planejamento do professor, daí a importância da capacitação contínua dos educadores para poderem acompanhar o avanço das novas mídias na escola.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
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